Discurso do presidente: O caminho da ciência é difícil, mas também é compensador

Boa noite a todos,

é um prazer enorme estar com vocês aqui, nesta noite.

O programa nacional olimpíadas de química do brasil é um patrimônio valioso daqueles que, como eu, se apaixonam pela educação e, em especial, pela química.

Não podemos perder a oportunidade de celebrar a olimpíada brasileira de química e de render homenagens àqueles que a tornam realidade.

Esses dedicados, amantes da ciência e do saber, podem ser representados pelo coordenador nacional professor Sérgio Melo.

Antes de qualquer coisa, peço licença aos senhores para dar um relato pessoal: o professor Sérgio Melo se confunde com a olimpíada de química.

É um devotado, um homem que dedicou a vida a esse projeto, de promover a química, identificar talentos e mudar vidas através do estudo e do conhecimento.

Além de uma pessoa gentil e de fino trato, Sérgio Melo tem um brilho nos olhos quando trata da Olimpíada Brasileira de Química.

Para ele, nenhum esforço é grande demais. e ele prova isso todos os dias, há vinte e cinco anos. Vocês acham que é simples realizar um evento como o desta noite, premiando mais de oitocentos jovens estudantes?

São coisas que só a paixão de abnegados como ele permitem realizar.

Homenageio a todos na figura de Sérgio Melo, mas estendo os agradecimentos aos coordenadores regionais, que fazem um trabalho muitas vezes anônimo na defesa desse grande projeto brasileiro.

Mais do que a realização pessoal, é preciso amar a ciência e o conhecimento. Neste momento, gostaria de me dirigir aos pais dos homenageados aqui presentes.

O educador é aquele capaz de iluminar o caminho para que os jovens o sigam. Esse é um papel dos professores, mas também dos pais – os primeiros a nos ensinar sobre o mundo que nos cerca.

Pais, tenham carinho, paciência e disposição para fazer com que seus filhos trilhem a caminhada rumo ao saber. Se vocês estão aqui hoje à noite, é um sinal de que seus filhos possuem talento para a ciência e merecem um incentivo.

Façam, por meio dos nossos estudantes, a diferença que queremos para o mundo!

Aos alunos, os agraciados desta noite de festa, deixo um pedido: não se desvirtuem! Explorem as possibilidades, desenvolvam suas capacidades, mantenham a curiosidade e o espírito inquieto.

Muitos de vocês estão em uma fase de escolher que carreira seguirão em suas vidas. Eu, como presidente do conselho federal de química, faço um convite a todos: será um prazer tê-los como colegas no futuro nem tão distante.

O caminho da ciência é tortuoso, difícil, às vezes solitário, outras vezes incompreendido. Mas também é compensador e transformador.

Vocês agraciados, que têm evidente aptidão para a química, são a nossa esperança para construir o Brasil que merecemos.

Como professor que sou, da Universidade Federal do Maranhão, gostaria de reforçar esse chamado. As portas da Química estão abertas a todos que se disponham a se dedicar a ela.

O Brasil tem diversos estudantes, como vocês, que figuram nas premiações de olimpíadas internacionais de Química. O que me impede de imaginar que um de vocês aqui nesta sala será o primeiro prêmio Nobel brasileiro na história?

Tomem para si o desafio, potencial sabemos que vocês têm!

Por fim, chamo a atenção dos senhores para o momento vivido pela educação no brasil.

Tem havido incompreensão do papel do ensino como um todo, e das universidades em especial. Sucessivos governos sonegaram os investimentos que a educação exige, desconsiderando que não haverá solução para os grandes problemas brasileiros sem a universalização do conhecimento.

É nesse cenário que vemos o Programa Nacional Olimpíadas de Química como um alento, um bálsamo contra qualquer desânimo.

Ao mesmo tempo em que agradeço, em nome dos químicos, o apoio das diversas entidades envolvidas neste evento, gostaria de convidar a todos que se engajem nesse movimento.

Recentemente, o Conselho Federal de Química começou a participar mais intensamente deste projeto. E esse é um caminho sem volta. Podem contar conosco!

Muito obrigado!

 

FONTE: CFQ Conteúdo publicado em 30/11/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *