IFMT já produziu mais de 35 mil litros de álcool 70% em 10 campi, a produção contou com a parceria do CRQ e outros parceiros

O Instituto Federal de Mato Grosso já produziu mais de 35 mil litros de álcool 70% por 10 campi da instituição (Alta Floresta, Cáceres, Cuiabá – Bela Vista, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste e Rondonópolis), desde o final do mês de março, e tem distribuído para as secretarias municipais de saúde nas cidades onde está instalado, nas comunidades carentes, entre outros.

Esse montante só foi possível com o investimento próprio da instituição e a participação de parceiros, dentre eles, o Conselho Regional de Química de Mato Grosso (CRQ 16) que tem auxiliado com a doação de álcool e o apoio técnico, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), as prefeituras municipais onde estão situados os campi, entre outros parceiros.

A produção de álcool 70% nos campi tem sido de três formas: líquido, glicerinado e em gel, e tem proporcionado segurança para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate a pandemia da COVID-19.

O pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcus Taques, destacou que a parceria com o Conselho Regional de Química de Mato Grosso (CRQ 16) tem sido fundamental para que o Instituto pudesse dar manutenção aos projetos de produção de álcool glicerinado, álcool em gel e álcool liquido nos 10 campi do IFMT que estão atuando nessa área.

“É importante essa parceria, pois podemos atender às instituições e as comunidades com esse produto que pode combater a COVID-19. Essa parceria do CRQ tem viabilizado essas ações nos campi. No dia 14 de abril foram doados pelo CRQ-MT 17.125 litros de álcool 70% glicerinado. Se não fosse essa parceria, muitos campi não estariam produzindo esse material”, frisou Taques.

A presidente do Conselho Regional de Química, Suzana Aparecida da Silva, disse que o conselho doou para o IFMT no mês de abril 17.125 litros de álcool, em parceria com a Safras Industria de Biocombustível.

“O Conselho Regional de Química nesse momento de crise da pandemia da COVID-19 no mundo, no país e em especial no estado de Mato Grosso, tem se preocupado em fazer com que a sociedade receba os produtos que serão utilizados no combate do coronavírus. E que esses produtos cheguem com segurança e qualidade à população. Então nada melhor que neste momento fazermos parcerias, sim, com as instituições de ensino que também tem essa preocupação com a sociedade”, salientou Suzana Aparecida.

A presidente do CRQ-MT disse que essa parceria ela é fundamental para que as instituições de ensino, em especial o IFMT possa utilizar da academia para devolver à sociedade todo esse trabalho e essa segurança que todos precisam neste momento.

“O Conselho Regional de Química tem o imenso prazer de ter essas parcerias com essas instituições porque as próprias instituições de ensino também formam egressos na área da química. É uma oportunidade muito boa para os acadêmicos e os professores, também exercitarem a profissão, em especial da Química, na produção do álcool, na produção de gel. O conselho tem uma visão muito promissora de trabalhar e dar o suporte também para as instituições que tenham a missão de formar egressos dessa profissão da área da química”.

O reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, pontou sobre a importância dessa parceria com o CRQ-MT que é devido a característica da instituição que é técnica e tecnológica, e um dos cursos que oferta é o de química e de alimentos

“O Conselho Regional de Química tem sido um grande parceiro, desde a formação de nossos estudantes. Agora mais do que nunca, a importância de nos unirmos. A produção de álcool 70% tem dado o sucesso devido essa parceria que tem viabilizado os materiais e nossos profissionais têm uma ligação com o CRQ estadual e nacional, pois possuímos servidores com representação nesses órgãos citados”.

Willian de Paula falou que a parceria tem sido imprescindível nesse momento que o estado está passando com a pandemia. “Essa produção do álcool 70%, o CRQ tem auxiliado o Instituto, pois abrimos um edital de extensão, e isso proporcionou que 10 unidades da instituição pudessem produzir”, salientou.

No Campus Guarantã do Norte, situado na região norte do estado, a 708 quilômetros de Cuiabá, foram doados ao hospital municipal 350 litros de álcool 70% INPM.  O Campus recebeu no mês de abril, 2 mil litros de álcool do CRQ-MT para a produção do álcool 70%.

O diretor do Campus Guarantã do Norte, Valdenor Oliveira, salientou que o CRQ-MT, através de parceria com a Usina Safra encaminhou esse álcool no mês de abril. Valdenor Oliveira destacou a parceria com o Conselho Regional de Química da 16º Região. “Essa ação do CRQ na doação de álcool aos campi nos possibilita realmente efetivar o que tínhamos planejado, tendo em vista que é uma doação de uma quantidade bem significativa e interessante para o nosso campus”.

O projeto de extensão é coordenado pelo professor de química, Marcelo Martins, e integra um dos 25 projetos aprovados pelo edital nº 47/2020 que combate ao pandemia da COVID-19. O coordenador do projeto ressaltou que neste primeiro momento, o campus conseguiu produzir apenas o álcool 70% em forma líquida que foi entregue para o hospital público de Guarantã do Norte. Além da doação do CRQ, ele agradeceu a parceria com o Campus Alta Floresta e a Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte.

No Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, situado na região oeste do estado, a 219 quilômetros de Cuiabá, são desenvolvidos dois projetos com produção de álcool em gel e álcool líquido, em 70%, realizada por servidores técnicos e docentes nos laboratórios do campus.

O projeto do álcool em gel, subsidiado pelo edital 47/2020 do IFMT produziu 4 mil embalagens com álcool em gel 70%, para famílias cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico) e Programa Bolsa Família. Desenvolvido por profissionais de química e de outras áreas do conhecimento do campus, na coordenação do professor Admilson Costa, o projeto já atendeu mais de mil famílias cacerenses. O produto é distribuído, junto com outros materiais de higiene e informativo de prevenção à Covid-19, em cestas produzidas por meio de campanha de solidariedade organizada em conjunto com a Cooperativa de Consumidores Solidários e Sustentáveis e Núcleo da Unemat Unitrabalho. A campanha envolve 17 entidades entre instituições educacionais, setores públicos, organizações não-governamentais, pastorais da igreja católica e sindicatos.

Para a produção do Álcool em Gel, o campus recebeu, em abril, a doação de 2 mil litros de álcool do Conselho Regional de Química (CRQ). Nesta terça (05/05), o CRQ enviou outros 2 mil litros de álcool para o Campus Cáceres. A doação assegura a ampliação da produção de álcool em gel para maior número de beneficiários, incluindo comunidades tradicionais e unidades de saúde.

Já a medida de produção do álcool líquido 70% é desenvolvida por meio de Termo de Cooperação Técnica entre o IFMT Cáceres, a Prefeitura Municipal de Cáceres e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (CISOMT). O produto, preparado por servidores da área de Química e docentes responsáveis pelos laboratórios do campus, deve ser usado pelas trabalhadoras e trabalhadores da saúde e demais serviços públicos para desinfecção de superfícies em órgãos públicos, hospitais e demais unidades de saúde do município. As instituições parceiras subsidiam a ação a partir da doação do álcool puro.  A produção inicial pelo IFMT é de 2 mil litros de álcool, em 70%, com o desenvolvimento de outras etapas a partir da demanda apresentada.

“Na agenda que nos une como IFMT e como instituições e entidades comprometidas com o bem-estar da população, nós agradecemos a todas as parcerias e, de modo especial, ao esforço de nossos servidores que trabalham diuturnamente em medidas de prevenção e de enfrentamento a essa pandemia. Esse trabalho não deve parar, vamos continuar produzindo e buscando alternativas”, afirma o diretor-geral do campus Cáceres, Salmo César da Silva.

No Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, situado na região oeste do estado, distante 445 quilômetros de Cuiabá (MT), já foram produzidos 4 mil litros de álcool 70%, sendo 2 mil litros de doação do CRQ e 2 mil litros comprados com dinheiro do Ministério Público e Conselho de Segurança Pública de Pontes e Lacerda (CONSEG).

Sendo que destes 4 mil litros, foram entregues 2 mil litros de álcool (70% para superfícies e 70% glicerinado para higienização das mãos) a 12 órgãos e instituições locais e da região, em ação oriunda da Chamada Interna de Apoio a Projetos de Extensão para o Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus- Edital 047/2020 do IFMT em parceria com o Conselho de Segurança Pública de Pontes e Lacerda (Conseg). Os produtos nessa primeira doação foram entregues para os órgãos de saúde da região (Pontes e Lacerda, Comodoro e Jauru) e para os profissionais da segurança pública.

O diretor-geral do Campus Pontes e Lacerda, Stefano Teixeira Silva salientou a importância das parcerias na produção do álcool 70%, como do Ministério Público, do Conseg e em especial com o CRQ-MT. “Essas parcerias com entidades fortes e responsáveis, como o CRQ-MT, potencializam o resultado da nossa atividade social. Para nós é de fundamental importância, a participação do CRQ, pois eles foram essenciais para adquirir o principal insumo para produção do álcool 70%”.

“É muito importante essa ação da Pró-Reitoria de Extensão, através do edital nº 47/2020 de Combate a pandemia do novo Coronavírus. Para nós, dos campi do interior, seria muito difícil arrecadar esse tipo de orçamento para projetos de extensão. Gostaria de agradecer ao CRQ-MT que nos ajudou com a adoção do álcool. Como estamos no interior o acesso ao etanol é muito difícil. Como profissional da área me sinto feliz em ver o conselho participando nesse momento de pandemia. Também gostaria de agradecer ao Ministério Público e ao Conselho de Segurança Pública que também nos auxiliou na aquisição do álcool”,  salientou o professor de química, Adriel Lima, que é coordenador do projeto de produção de álcool 70% no Campus Pontes e Lacerda.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pontes e Lacerda foi um dos órgãos beneficiados e o insumo será usado pelos profissionais de saúde. “Nesse momento de crise, de pandemia, no qual um dos principais produtos que utilizamos está difícil de ser encontrado, essa doação veio em boa hora. O Campus do IFMT sempre foi muito parceiro da Secretaria Municipal de Saúde. Vamos enviar esses materiais para as unidades para uso diário dos profissionais”, afirmou a secretária Luana Aparecida de Souza.

Diretor do Hospital Vale do Guaporé (Santa Casa de Pontes e Lacerda), outra unidade beneficiada, José Paulo Adriano destacou a iniciativa. “É sempre bem-vindo ver a sociedade abraçando o Hospital Vale do Guaporé de uma maneira geral. Ficamos agradecidos com o desempenho e a preocupação do Instituto Federal, destinando esse produto”.

No Campus Primavera do Leste, situado na região leste do estado, distante 239 quilômetros da Capital, já foram produzidos e destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) 3 mil litros de álcool 70% INPM, sendo que destes, 2 mil litros foram doados pelo Conselho Regional de Química e 1 mil litros pelo Campus Cuiabá – Bela Vista. O projeto nesta fase inicial prevê a produção de 7 mil litros.

Dimorvan destacou que nesta semana dará início a produção de mais 4 mil litros, sendo doação de mais 2 mil litros pelo CRQ e 2 mil litros pelo campus Alta Floresta.

“O Conselho Regional de Química, através da sua presidente, Suzana Aparecida, nos doou 2 mil litros de álcool que foi utilizado para a produção de álcool 70%. Esta ação foi muito importante porque sem a matéria-prima a gente não consegue fazer a produção do alcool 70% glicerinado para destinar às unidades de saúde, principalmente o SUS, para que eles possam utilizar na esterilização das mãos e na limpeza de superfícies. Os demais produtos, a gente tem parceria com a Reitoria, empresários de Primavera do Leste, da Prefeitura Municipal e da Universidade de Cuiabá, que nos ajudaram a comprar embalagens, os produtos químicos para a produção e também em preparar o laboratório para essa produção com a autorização da Vigilância Sanitária e da Anvisa. Nossos agradecimentos a todos os parceiros”, falou Dimorvan Alencar Brescancim.

O diretor do Campus Primavera do Leste, Dimorvan Alencar Brescancim, destacou que o destino de parte dessa produção está sendo feito com a autorização da Secretaria Municipal de Saúde, somente após garantir que o SUS esteja plenamente atendido.

FONTE : Publicado por: Reitoria / 6 de Maio de 2020 às 10:07

Ascom/Reitoria/IFMT – Juliana Michaela com informações dos campi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *