Uma casa limpa, livre de germes, vírus e bactérias. Quem não gosta, não é mesmo? Na internet, receitas caseiras que propõem misturas milagrosas entre produtos feitos para essa finalidade, encontrados em mercados, e até entre outros que não são indicados para a limpeza de objetos e ambientes. Misturas essas que podem ser muito perigosas.
O manuseio de produtos químicos exige muito cuidado, por isso, o Conselho Regional de Química da 16ª região (CRQ XVI), recomenda que ao adquirir um produto de limpeza, o consumidor verifique se há responsável técnico habilitado para garantir a segurança do produto. Sobre as misturas, a presidente do CRQ XVI, Suzana Aparecida da Silva produziu uma nota de alerta, confira abaixo:
“Para cada objetivo, há produtos para serem utilizados que foram fabricados de forma responsável e segura. As receitas caseiras, podem estar colocando a sua segurança e de sua família em risco. O uso incorreto de alguns produtos para limpeza pode resultar em substâncias extremamente tóxicas. Em quantidades erradas, podem ocorrer reações químicas de forma indesejada e uma simples mistura caseira, pode causar danos irreparáveis.
Indiscutivelmente, o uso de Cloro como desinfetante desempenha um importante papel sanitário; no entanto, seu uso indiscriminado traz sérios riscos à saúde. O cloro é um gás extremamente tóxico, perigoso para todos os organismos vivos. A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece estes riscos.
Devido ao poder sanitizante da água sanitária, seu uso é muito comum domesticamente. Porém, alertamos sobre eventuais misturas que possam ocorrer.
Vejamos alguns exemplos, simples, porém perigosos de fazer em casa:
– Água sanitária (hipoclorito de sódio) + desinfetante a base de amoníaco
Tem-se a formação de cloroaminas, especificamente a tricloroamina. Essa substância quando inalada pode causar queimaduras nas mucosas e no trato respiratório, inclusive asfixia.
– Água sanitária (hipoclorito) + vinagre (ácido acético)
Dessa mistura resulta o gás cloro, altamente tóxico que pode causar irritação na pele e nos olhos, complicação no sistema respiratório, dor de cabeça, inquietação e sensação de sufocamento.
– Água sanitária (hipoclorito) + álcool (etanol ou outro)
Ao serem misturados forma o clorofórmio. O clorofórmio é um líquido tóxico, incolor e volátil que produz um efeito anestésico. Pode provocar desmaios e confusão mental.
– Vinagre (ácido acético) + bicarbonato de sódio
Esses dois produtos são ótimos para limpeza, mas quando são misturados, podem se tornar inativos. O vinagre é um composto ácido e o bicarbonato de sódio, um composto básico, anulando suas ações. Além disso, a depender da proporção das quantidades, eles podem gerar uma pequena explosão”.
Por isso, o CRQ XVI reforça, o manuseio de produtos de limpeza deve ser sempre feito com o máximo de cuidado, e as misturas só devem ser feitas se forem indicadas por profissionais técnicos competentes para tal.