Álcool doado durante a campanha Química Solidária leva segurança ao atendimento de assistência social em Mato Grosso

Para ajudar no atendimento e na segurança da população, nesse momento em que a higienização é uma grande arma contra o coronavírus, o álcool produzido pela campanha Química Solidária, do Sistema CFQ/CRQs, em Mato Grosso, foi doado para órgãos e instituições de assistência social. Foram 24 mil litros fabricados e doados em 60 dias de campanha no estado.

Em Cuiabá, por exemplo, o Centro de Referência de Assistência Social do bairro Tijucal não parou os atendimentos, e viu a busca aumentar após o anúncio da liberação do auxílio emergencial pelo Governo Federal. Para não deixar a população desamparada e fazer os atendimentos com segurança, o álcool em gel está sendo um grande aliado, ressaltou a coordenadora do CRAS Failse Cidele da Silva.

“Nós atendemos famílias carentes de 32 bairros aqui da região. Com a informação de que era preciso ter os dados atualizados para receber o dinheiro do auxílio, muitas delas nos buscaram e nós precisávamos fazer esse atendimento. Usamos então o álcool para higienizar a mão das pessoas que entravam na unidade e também de quem fazia o atendimento aqui dentro”, explicou Failse.

O CRAS Tijucal recebeu a doação de 100 frascos, com 500ml do produto cada, fabricados em parceria com o campus Bela Vista, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em Cuiabá. Segundo a coordenadora, parte do álcool foi repassado para cerca de 30 famílias que são atendidas pelo Centro e que não possuíam condições de comprar o produto.

Conhecida em Cuiabá por seu trabalho social e de evangelização, a Associação Espírita Wantuil de Freitas recebeu a doação de 63 frascos de álcool em gel, com 500 ml cada, que ajudaram no atendimento à população carente aos finais de semana e também para a realização das reuniões durante a semana.

“Nós atendemos semanalmente cerca de 200 pessoas. Durante a semana com as reuniões ligadas ao espiritismo, afinal somos uma casa espírita, e aos sábados com o trabalho assistencial, de entrega de doações às famílias carentes, e o álcool está nos ajudando a realizar todo esse trabalho de uma maneira mais segura. A doação desse álcool foi muito importante para a gente”, contou Yara Coutinho, secretária da associação.

Sobre a campanha

A parceria do CRQ XVI com o IFMT já fabricou 24 mil litros de álcool em gel e glicerinado em diversas cidades do estado. O projeto contou com a doação de 27 mil litros álcool puro das usinas Safras Industria e Comércio de Combustíveis e Barralcool, que foi distribuído para os campis do IFMT de Confresa, Cáceres, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Guarantã do Norte, e Bela Vista, esse último em Cuiabá, onde voluntários trabalham para na produção e doação do álcool à órgãos públicos, instituições de assistência social, hospitais, aldeias entre outros.

O objetivo da campanha Química Solidária do Sistema CFQ/CRQs é articular e divulgar em todo o país iniciativas para a produção do álcool líquido e álcool em gel com o apoio de profissionais da Química, associações, instituições de ensino e empresas. Também fazem parte do projeto ações para orientar a população – por meio de notas, cartilhas, vídeos, entre outros – e combater a desinformação.

Importante destacar ainda que as atividades de produção do álcool obedecem a diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmados pela RDC 350/2020 e pela nota técnica que a seguiu, detalhando a autorização excepcional e temporária concedida no combate ao Covid-19.

Todas as atividades da Química Solidária estão sendo desenvolvidas com o mínimo possível de profissionais, uma vez que a orientação do Ministério da Saúde – e outras autoridades – é para que as pessoas fiquem em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *