DISCURSO DO PRESIDENTE: “Os obstáculos existem para que possamos provar nosso valor”

Uma boa noite a todos, senhoras e senhores. Chegamos ao fim de mais um ano de grandes realizações e conquistas.

Como muitos de vocês sabem, vivemos um 2019 em que o Sistema CFQ/CRQ foi desafiado das mais diversas maneiras.

Mas, na verdade, os obstáculos existem para que possamos provar nosso valor. E foi o que aconteceu.

Com nossa união e capacidade de atuar de forma integrada, não houve percalço que impedisse o Sistema de CFQ/CRQ de sair de 2019 ainda maior do que entrou.

Foi um ano em que nos fortalecemos como instituição. Houve uma compreensão em todo sistema de que precisávamos de agilidade e estratégia para superar as dificuldades.

Primeiro, vieram projetos de lei de parlamentares que ameaçavam a sustentabilidade dos conselhos profissionais. Fomos, desde o princípio, uma voz forte no combate a essas iniciativas junto ao Congresso Nacional.

Mais tarde, ainda viria a proposta de emenda à constituição (PEC) 108/2019, de autoria do ministro da Economia Paulo Guedes. Esta, mais ampla e nociva ao país e à sociedade, ainda tramita na Câmara dos Deputados e exige constante mobilização.

As respostas do Conselho Federal de Química a esses desafios, rápidas, incisivas e certeiras, deixaram um legado: há hoje um entendimento em todo o sistema de que seria necessário criar uma estrutura permanente de atenção a essas questões.

Assim, nasceu o Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), cujas ações foram importantes em 2019 e prometem ser decisivas em 2020. Na pessoa do coordenador do CRIG, presidente rafael almada, e de seus integrantes  Alexandre Vaz, José Ribamar Cabral, Newton Batastini, Suely Schuh e Wagner Contrera, meu agradecimento a todos pelo excelente desempenho.

Mas o sistema cfq/crq não se resumiu à postura defensiva. Foi um ano pleno de realizações. Algumas são visíveis e palpáveis, como foi o caso dos diversos apoios junto aos entes do Sistema, no total de 10 CRQs, bem como das demais entidades ligadas a área da química. Foram ao todo 23 convênios de auxílio e doação promovidos por esta gestão. Com certeza, essa ação elevará a produtividade do Sistema a outro patamar.

Da mesma forma, observem este prédio onde agora confraternizamos: são instalações super modernas. Entendemos que para levar o Sistema ao patamar que queremos, era preciso providenciar uma infraestrutura à altura das realizações que pretendemos alcançar.

Assim fizemos.

Contamos agora com um novo endereço, funcional, sustentável e que permite a expansão da capacidade de atendimento que projetamos para um  futuro bem próximo.

A nossa sede histórica, no Setor de Autarquias Sul, infelizmente não mais atendia as nossas necessidades,  devido ao espaço e aos problemas estruturais.

Por outro lado, direcionamos recursos estratégicos para a fiscalização, a nossa atividade fim.

Elevamos a integração a níveis mais altos. Tive a oportunidade de visitar vários Estados, ouvir e trocar ideias com a comunidade química de grande parte do país. Enviei técnicos a diversos regionais para apoio e orientação.

Foram vários eventos marcantes. Poderia exemplificar aqui citando as atividades em Belém na ocasião do 16º Encontro de Profissionais da Química da Amazônia ou nas plenárias que honrosamente participei ao longo do ano nos CRQs do Rio de Janeiro e de São Paulo e no Congresso Brasileiro de Química de João Pessoa, na Paraíba. Além da plenária em Pernambuco, no mês de julho, ocasião em que inauguramos a nova sede daquele regional.

Não posso deixar de destacar a primiera participação do CFQ na Olimpíada Brasileira da Química em novembro, presencialmente pude atestar a grandeza daquele evento. Considero um momento histórico da nossa gestão.

Pois é, meus amigos, mesmo com todas dificuldades, vivemos em 2019 o ano em que o Sistema CFQ/CRQ resolveu se comunicar, se integrar e mostrar sua relevância no universo da química.

Fizemos o Espaço Q, com o apoio do CRQ da 4ª região, o cubo de LED na avenida paulista, para celebrar o Dia Nacional do Químico como a data merece. Resultado: mais de 21 mil visitantes, atividades para vinte e sete escolas públicas e a atenção da mídia, com direito a reportagens nos principais telejornais da Rede Globo, portais de notícias e veículos de todo o país. Além disso participamos e apoiamos diversos  eventos ligados à química em vários estados, através do Momento Q, foi um grande momento de celebração nacional da química.

Acabamos o ano com resultados expressivos em comunicação social como um todo. Para não me estender demais, trago aqui um número: mais de 600 mil pessoas assistiram a algum vídeo do CFQ em 2019.

Fizemos muito, e nos preparamos para fazer mais. E neste sentido, não poderia deixar de citar o acordo fechado com Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil para revisão de taxas bancárias cobradas do Sistema gerando uma economia de 2,5 milhões de reais  para os conselhos  regionais em cinco anos.

Em  2019 elaboramos também o plano de cargos e salários, até então inexistente. Com amplo diálogo e entendimento, chegamos a uma proposta que contempla a todos.

Importante destacar que no ano que se encerra tivemos diversos eventos de qualificação de pessoal. Foram encontros realizados aqui em Brasília na semana do aprendizado, reunindo advogados, contadores e técnicos de T.I – além do encontro de fiscais, o primeiro da história do Sistema.

Por fim, gostaria de agradecer o apoio recebido de todos: conselheiros federais, presidentes de regionais, diretoria, funcionários. O respaldo de todos vocês me faz ter a certeza de que  estamos no caminho certo!

E o segredo desse sucesso é a nossa união.

Muito obrigado!

FONTE: CFQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *