A campanha Química Solidária, iniciativa do Sistema CFQ/CRQs, segue a todo vapor em Mato Grosso. Nos últimos dias a região nordeste do estado foi beneficiada com a distribuição gratuita de álcool antisséptico 70%, também conhecido como álcool glicerinado, produzidos a partir de uma doação de 3.000 litros de álcool do CRQ XVI ao campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Confresa, a 1.159 km de Cuiabá.
Imagem – Arquivo Pessoal/Iury Rodrigues de Almeida
A produção foi realizada por voluntários do projeto “Enfrentando da Covid-19 no município de Confresa: Produção e distribuição gratuita de álcool em gel e informações relevantes” do IFMT. A maior parte do álcool produzido por distribuído na cidade mesmo, que já conta, até esta terça-feira, com 43 casos confirmados no novo coronavírus.
Segundo o professor de Biologia, mestre geneticista e colaborador do projeto, Iury Rodrigues de Almeida, a doação do CRQ XVI foi essencial para tirar o projeto do papel.
“Nós tínhamos um orçamento de R$ 15 mil, e quando olhamos o preço do álcool, só seria possível produzir 500 litros. Então foi essencial a parceria. Então sem essa doação, a gente não teria feito praticamente nada, não teria impacto nenhum”, reforçou o professor.
Iury explicou ainda que o álcool produzido foi distribuído para as unidades da Polícia Civil e Militar e nas escolas de Confresa, e também para prefeituras de outras cidades da região.
“Foi distribuído para as prefeituras de Porto Alegre do Norte e Canabrava do Norte. E nosso enfoque nos últimos dias foi na distribuição para indígenas. Distribuímos 300 litros nas aldeias próximas à nossa cidade, e levamos 900 litros para as aldeias de Santa Terezinha e São Félix do Araguaia”.
Para a presidente do CRQ XVI, Suzana Aparecida da Silva, destacou que o campus de Confresa oferta cursos na área da Química, como licenciatura em Química e o curso técnico em Alimentos, o que torna ainda mais importante a parceria, possibilitando desde já uma relação entre os futuros profissionais e o Conselho, em um trabalho que alcança regiões tão distantes do centro de Mato Grosso.
“Para nós, enquanto Conselho, participar desse projeto, nesse momento de crise é muito gratificante, para que a gente possa estreitar o relacionamento com futuros profissionais e fazer, também, com que a população nesses locais, mesmo muito distantes da capital de Mato Grosso, se sintam assistidas com relação à qualidade desses produtos”.
A parceria do CRQ XVI com o IFMT já fabricou 24 mil litros de álcool em gel e glicerinado em diversas cidades do estado. O projeto contou com a doação de 27 mil litros álcool puro das usinas Safras Industria e Comércio de Combustíveis e Barralcool, que foi distribuído para os campis do IFMT de Confresa, Cáceres, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Guarantã do Norte, e Bela Vista, esse último em Cuiabá, onde voluntários trabalham para produzir o produto entregue às comunidades.
A campanha Química Solidária
O objetivo da campanha Química Solidária do Sistema CFQ/CRQs é articular e divulgar em todo país iniciativas para a produção do álcool líquido e álcool gel com o apoio de instituições de ensino, empresas, associações e profissionais da área da Química.
Importante destacar ainda que as atividades de produção obedecem a diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmados pela RDC 350/2020 e pela nota técnica que a seguiu, detalhando a autorização excepcional e temporária concedida no combate à Covid-19.