Dentro do espírito da campanha Química Solidária do Sistema CFQ/CRQs, o Estado de Santa Catarina está desenvolvendo iniciativas de produção de álcool líquido 70% e álcool gel para doação. Capitaneada pelo Conselho Regional de Química da 13ª Região (CRQ XIII), uma ação importante está envolvendo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Universidade da Região de Joinville (Univille).
A iniciativa tem como parceira a fabricante de bebidas Ambev e na primeira etapa prevê a distribuição de 1.000 litros de álcool e álcool gel, para o Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, ligado à UFSC. As doações envolverão ainda o Hospital de Caridade de Florianópolis, postos de atendimento à saúde e comunidade nas regiões do Vale do Itajaí e de Joinville.
Segundo o presidente do CRQ XIII, Nivaldo Kuhnen, o regional está completamente mobilizado para o combate à pandemia de Covid-19, seja no isolamento social – reuniões plenárias têm sido realizadas virtualmente – seja nas atividades relativas a produção de álcool gel.
“Temos grande capacidade de integração com todos os atores da Química no Estado. Nosso trabalho foi aproximar instituições de ensino e empresas, para que possamos levar adiante essa ação que muito nos orgulha”, afirma Kuhnen.
O CRQ XIII faz questão de destacar o trabalho desenvolvido pelos parceiros. Na UFSC, a equipe é composta pelos Professores: Luiz A. dos S. Madureira, Eduard Westphal, Bruno Silveira de Souza e Tatiane de Andrade Maranhão, com apoio dos alunos da pós-graduação. Já na Univille, a coordenação cabe à professora Millena da Silva Montagnoli. Na Univali, a coordenadora é a Professora Albertina Xavier. Por parte do CRQ XIII, a coordenação fica a cargo do professor Saulo Vitorino, Coordenador do Programa de Educação Continuada.
A campanha Química Solidária
O objetivo da campanha Química Solidária do Sistema CFQ/CRQs é articular e divulgar em todo país iniciativas para a produção do álcool líquido e álcool gel com o apoio de instituições de ensino, empresas, associações e profissionais da área da Química.
Importante destacar ainda que as atividades de produção obedecem a diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmados pela RDC 350/2020 e pela nota técnica que a seguiu, detalhando a autorização excepcional e temporária concedida no combate ao Covid-19.
Vale salientar ainda que as atividades da Química Solidária estão sendo desenvolvidas com o mínimo possível de profissionais, uma vez que a orientação do Ministério da Saúde – e outras autoridades – é para que as pessoas fiquem em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Também fazem parte da campanha ações para orientar a população e combater notícias falsas.
FONTE: CFQ Conteúdo publicado em 08/05/2020